quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Chamada da Globo dia 11 para Revelando São Paulo Parque Vila Guilherme, na Zona Norte

Revelando São Paulo mostra tradições paulistas na 50ª edição

Estimativa é que cerca de dois milhões de pessoas participem de evento.
Representantes de mais de 200 municípios do estado estarão em festival.

Do G1 São Paulo

 

Imagens de Nossa Senhora e outros santos feitos de palha (Foto: Arquivo/Ardilhes Moreira/G1)Imagens de Nossa Senhora e outros santos feitos de palha (Foto: Arquivo/Ardilhes Moreira/G1)
Começa nesta sexta-feira (13) a 50ª edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Tradicional Paulista. O evento, que acontecerá até o dia 22 de setembro no Parque Vila Guilherme, na Zona Norte da capital paulista, foi criado há 17 anos e desde então reúne manifestações culturais, além de artesanato e culinária tradicionais de municípios de todo o estado de São Paulo.
Visitantes puderam experimentar passeio em carro de bois (Foto: Arquivo/Ardilhes Moreira/G1)
Visitantes puderam experimentar passeio em carro
de bois (Foto: Arquivo/Ardilhes Moreira/G1)
O festival será produzido pela Abaçai Cultura e Arte e promovido pela Rede Globo. Mais de 200 municípios deverão participar do evento e cerca de dois milhões de pessoas deverão passar pelo local durante os 10 dias de festival. O programa Revelando São Paulo também já teve edições regionais no Vale do Paraíba, São José dos Campos, Vale do Ribeira, Iguape e Atibaia.
Durante o evento, o público poderá acompanhar apresentações de aproximadamente 250 grupos de cultura tradicional de diversos municípios do estado, com espetáculos de danças e músicas típicas. No pavilhão de artesanatos, cerca de 400 artesãos produzirão peças em barro, trançados em fibra, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, e fuxicos, bordados e panos de prato, entre outros.
O projeto Verdejando, da Globo, estará presente no festival e reunirá municípios produtores de frutos e flores, que vão construir uma grande praça com a pluralidade de plantas produzida no estado. Haverá também oficinas de horta na telha, rodas de conversa sobre temperos e chás e o plantio de mudas nativas, trazidas pelos municípios participantes.
O público ainda poderá provar várias iguarias da culinária de 120 municípios paulistas, preparadas em fogões a lenha. Serão doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas.
Para os interessados, o festival também deverá trazer cachaças artesanais dos municípios de Angatuba, Charqueada, Cananeia, Capão Bonito, Guararema, Monteiro Lobato, Palmital, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Jambeiro e Palmital.
O Espaço Fazendinha terá cerca de 150 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, permitindo que as crianças façam um passeio rural em charretes e carros de boi pela arena do parque.
Durante o festival, os visitantes ainda poderão participar de cortejos religiosos, como o Ubuntu, com as irmandades de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, e da Caminhada pela Paz, com cerca de 40 segmentos religiosos pelas ruas da Zona Norte de São Paulo.
XVII Revelando São Paulo
Data: de 13 a 22 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Vila Guilherme - Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/nº - Vila Guilherme
Entrada gratuita





     


        Nenhum comentário:

        Postar um comentário